Existe um limite de idade para iniciar tratamento ortodôntico?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Muitas pessoas acreditam que haja prazo para ajustar dentes tortos.

A ortodontia é a especialidade odontológica que estuda, previne e corrige as alterações inadequadas do posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares.

Uma das principais dúvidas entre as pessoas que se incomodam em ter dentes desalinhados, mas não tiveram tempo ou dinheiro para iniciar um tratamento anteriormente é: há um limite de idade para colocar o aparelho?

Os especialistas dizem que não há idade máxima nem prazo para iniciar o tratamento ortodôntico. O que depende de paciente para paciente é a existência de estrutura óssea para movimentar os dentes. Isso porque, conforme a idade avança, geralmente ocorre perda óssea.

Isso significa que, quanto mais jovem, mais provável que a pessoa tenha o periodonto (tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso) saudável para iniciar a correção. Por isso, é importante ir ao dentista o quanto antes.

No entanto, existem até pessoas com mais de 50 usando aparelhos ortodônticos. Não tem jeito: só um especialista é capaz de avaliar a possibilidade de cada paciente. No caso de pessoas mais velhas que querem alinhar os dentes, um fator que deve ser considerado é a osteoporose.

A doença pode comprometer e até limitar o tratamento dentário. Por isso, o paciente que possui osteoporose deve informar o problema ao dentista imediatamente.

Fonte: Terra Saúde Bucal

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/tratamentos-dentais/existe-um-limite-de-idade-para-iniciar-tratamento-ortodontico,15088873fb7a6a2f3d75542404219264n5ktb0px.html#/area-5